Exposição Caleidoscópio

2015_10_23_crmoda_01
 O projeto Caleidoscópio propõe a realização de uma exposição de imagens digitais estampadas em tecidos e outros possíveis suportes, que ocupará os diversos espaços disponibilizados.

Tendo como fonte de pesquisa e inspiração o Centro de Referência da Moda, em seus diversos âmbitos, a produção visual da mostra será feita especificamente voltada para esse evento, com a intenção de ocupar criativamente o local. Dessa forma, durante o 1º semestre letivo de 2015, todos os itens que vão compor a exposição serão desenvolvidos em processo interdisciplinar, bem como em parceria transdisciplinar entre os estudantes e professores dos cursos de Bacharelado em Design e Graduação Tecnológica em Design de Moda, do Centro Universitário UNIBH, sob a curadoria da professora Luciana Rothberg.

A exposição faz parte da programação do FLIBH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, realizado pela Fundação Municipal de Cultura. Em construção coletiva a exposição apresenta um universo imagético que salienta quão atual é a força expressiva dos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Os estudantes que participam desta mostra, como futuros profissionais que interagem dinamicamente com os elementos e contextos mais significativos da contemporaneidade, e guiados pela livre experimentação de seu potencial sensível, tem a oportunidade de expressar a sua própria percepção dos mais variados estímulos existentes nos temas pesquisados, buscando, sobretudo, dar voz aos seus próprios anseios, emoções, reflexões e afetos, através da palavra do grande e sábio poeta, aqui homenageado.

Impregnada de textos e subtextos, a superfície têxtil das narrativas criadas materializa-se em estampas com forte carga poética, que transformadas em peças de vestir incita uma abordagem da moda como um espaço de manifestação de múltiplas relações e processos culturais. Uma moda que não é feita apenas para se vestir, mas também para provocar sensações além do comum. Inventando e renovando sensibilidades, em um mundo em crescente padronização.

Representada pelo conceito do caleidoscópio, a somatória da produção visual trabalhada coletivamente revela uma multiplicidade de potencialidades, advindas das intervenções propostas entre as áreas do design de moda, design de superfície, design gráfico e corporativo, design ambiental e design emocional, em profundo diálogo com a literatura.

Entre e se envolva nesse instigante ambiente, composto pela colaboração criativa e operacional de mais de 80 pessoas, entre alunos, professores, patrocinadores e equipes de apoio.

2015_10_23_crmoda_11

2015_10_23_crmoda_08

2015_10_23_crmoda_15
2015_10_23_crmoda_04

2015_10_23_crmoda_06
Vale a pena conferir.

Até o dia 28 de junho

Centro de Referência da Moda

 

Fotos: Dauro Araújo Andrade


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *